Trabalho CICLO HIDROLÓGICO
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Luciano Ferreira dos Santos
CICLO HIDROLÓGICO
Maceió
2015/2
LUCIANO FERREIRA DOS SANTOS
CICLO HIDROLÓGICO
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Poluição e Resíduos Sólidos, Química Ambiental, Recursos Hídricos, Ética Política e Sociedade, Seminário Interdisciplinar II.
Profs. Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima, Kenia Zanetti Molinari, Tais C. Berbet, Maria Carolina de Araújo, Vinicius P. Rincão.
Maceió
2015/2
Introdução
A água é parte integral do planeta Terra. É componente fundamental de dinâmica da natureza, impulsiona todos os ciclos, sustenta a vida e é o solvente universal. Sem água, a vida na Terra seria impossível. A água é o recurso natural mais importante e participa e dinamiza todos os ciclos ecológicos.
A água da Terra que constitui a hidrosfera distribui-se por três reservatórios principais: os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma circulação contínua – ciclo da água ou ciclo hidrológico. Este ciclo é responsável pela renovação da água no planeta.
O movimento da água no ciclo hidrológico é mantido pela energia solar e pela gravidade.
Na atmosfera, o vapor de água que forma as nuvens pode transformar-se em chuva, neve ou granizo dependendo das condições climatológicas. Essa transformação provoca o fenómeno atmosférico ao qual se chama precipitação.
A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia e seus principais especialistas são os engenheiros hidrólogos, um ramo da engenharia hidráulica ou engenharia hídrica.
A água é a única substância que existe, em circunstâncias normais, em todos os três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) na Natureza.
O homem utiliza os recursos hídricos para um grande conjunto de atividades, tais como, produção de energia, navegação,