Ciclo hidrológico
CICLO HIDROLÓGICO
PARAUAPEBAS 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA
ELLEN KÊNIA SARAIVA FRANCIELLEM THAYUYNA GREICY DANIELLE FEITOSA JOYCE CORDEIRO FEITOSA KÁSSIA CRISTINA FERREIRA
CICLO HIDROLÓGICO
Trabalho apresentado à Universidade Federal Rural da Amazônia, como parte das exigências do curso de graduação em Zootecnia, área de Meteorologia e Climatologia Agrícola, para obtenção da segunda nota de avaliação parcial.
PARAUAPEBAS 2011 1 – INTRODUÇÃO
A água é a substância mais reciclável na natureza e faz parte essencial de todas as formas de vida dos reinos vegetal e animal, encontrando-se por toda a parte na crosta terrestre e na atmosfera (www.ufpel.edu.br, 20/11/11). Sendo a única substância na Terra naturalmente presente nas formas líquida, sólida e gasosa (COLLISCHONN e TASSI, 2008). Somente 3% da água do planeta está disponível como água doce. Destes 3%, cerca de 75% estão congelados nas calotas polares, em estado sólido, 10% estão confinados nos aqüíferos e, portanto, a disponibilidade dos recursos hídricos no estado líquido é de aproximadamente 15% destes 3% (TUNDISI, 2003).
Em valores totais a água doce existente na Terra e a água que atinge a superfície dos continentes na forma de chuva são suficientes para atender todas as necessidades humanas. No Brasil a disponibilidade de água é grande, porém existem regiões em que há crescentes conflitos em função da quantidade de água, como na região semi-árida do Nordeste. Mesmo no Rio Grande do Sul, onde a disponibilidade de água pode ser considerada alta, ocorrem anos secos em que a vazão de alguns rios não é suficiente para atender as demandas para abastecimento da população e para irrigação, (COLLISCHONN e TASSI, 2008). Sempre