Recursos fisicos
O ambiente hospitalar deve ter espaço determinado e especializado para o desenvolvimento das atividades assistenciais de saúde e cabe ao enfermeiro juntamente a outros profissionais o planejamento da área física, pois é o profissional mais indicado para reconhecer as necessidades assistenciais e as atividades que serão desenvolvidas pela equipe de saúde (1).
A administração de recursos físicos em ambiente hospitalar iniciou com Florence Nightingale que com seu conhecimento de enfermagem, realizou transformações na estrutura física que interferiram diretamente no índice de transmissão de agentes infecciosos entre os paciente reduzindo o índice de mortalidade de 40% para 2% (2).
Estudos mostram que há muitos casos relacionados com danos a saúde do trabalhador devido ao espaço físico hospitalar inadequado. A edificação então deve auxiliar o trabalho dentro da instituição e ajudar o fluxo de usuários a fluir com mais facilidade (2).
O planejamento de uma unidade hospitalar requer um estudo do espaço, das atividades exercidas no ambiente e dos equipamentos básicos de cada setor da unidade hospitalar, e deve respeitar as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Saúde, e das Secretarias Estaduais e Municipais da saúde (3).
Para a elaboração do projeto do espaço físico a equipe multiprofissional deve realizar estudo preliminar, projeto básico e projeto executivo. Com base na Resolução das Diretrizes Colegiadas nº50 (RDC 50), que foi criada em 21 de fevereiro de 2002 e dispõe sobre o regulamento técnico para o planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde (3).
Em um mundo globalizado, onde diariamente ocorrem constantes evoluções tecnológicas em todas as áreas e com consumidores cada vez mais exigentes e envolvidos com as novidades que lhe são apresentadas, é necessário que as empresas estejam preparadas para se adequar as tecnologias e