Recuperação
1- Leitor de código de barra
2- Scanner
3- Microfone
4- Trackball
5- Drive de cd
Dispositivo de saida
1- Fone de ouvido
2- Monitor
3- Impressora
4- Memoria
5- Drive de CD-ROM
Dispositivo de entrada e saida
1- Modem
2- Gravador de CD/DVD
3- Disquete
4- Pendrive
5- Joystick vibratório
A evolução da internet
A Internet foi um fruto das pesquisas militares feitas nos EUA durante a chamada Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos antagónicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa entre a União Soviética e pelos Estados Unidos.
As duas superpotências compreendiam a eficácia dos meios de comunicação.
Como o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às suas bases militares, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca de dados que permitisse a descentralização desses dados. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas...
Era preciso, portanto, criar uma rede que ligasse os diferentes "nós" de forma redundante. Essa rede seria a ARPANET, criada pela Advanced Research Projects Agency.
Em 1962, J.C.R. Licklider, do MIT, já falava na criação de uma Rede Intergalática de Computadores (Intergalactic Computer Network).
A primeira etapa da Internet surgiu em 1969, dum projecto do Department of Defense (DoD, Ministério da Defesa) dos EUA.
Chamava-se ARPANET e tinha como objectivo a interligação em rede de computadores utilizados em centros de investigação para fins militares.
Foi em 1983, com a adopção dos protocolos TCP/IP na ARPANET (da qual se separou a componente estritamente militar formando a MILNET), a criação da CSNet (Computer Science Network) e a sua ligação à ARPANET, que surgiu a verdadeira Internet.
Assim, logo em 1983, foi criado o Internet Activities Board (IAB, agora designado Internet