recuperação estrutural
1. OBJETIVO
Este documento tem por objetivo estabelecer critérios de execução de serviços para recuperação da estrutura de apoio da mesa de rolos e paredes de concreto na área dos veios 1 e 2 da Máquina de Lingotamento Contínuo 1, aproveitando a janela do REVAMP.
2. PROCEDIMENTOS PARA RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL
É recomendável que toda a estrutura seja avaliada através de teste de percussão, para detectar possíveis regiões vazias nas estruturas das paredes e bases de apoio da mesa de rolos.
PASSO 1: Delimitar com disco de corte o contorno da região de reparo, observando uma profundidade mínima de 10mm, e tomando o cuidado de não atingir (cortar) as barras de aço existentes.
PASSO 2: Remover todo o concreto desagregado (observar o “som cavo” através do martelo de percussão) da região delimitada, utilizando martelo demolidor, até atingir o substrato de concreto firme e rugoso, com boas condições de aderência, a uma profundidade de no mínimo 2 a 3cm abaixo da armadura ou até se encontrar o substrato são, conforme figura abaixo.
O corte do concreto deve ser interrompido onde não houver mais sinais de corrosão da armadura. Figura 1 – Corte de concreto – profundidade de remoção
PASSO 3: As barras de aço corroídas deverão ser jateadas com abrasivo úmido (areia, escória ou granilha) até a superfície não conter mais produtos de corrosão, apresentando coloração branca típica pós jateamento.
PASSO 4: Efetuar limpeza do substrato de concreto com jato de ar comprimido filtrado, para a remoção da poeira e partículas menores.
Caso seja constatada perda de seção nas armaduras por corrosão superior a 20% de seu diâmetro original, proceder a substituição ou complementação da armadura, utilizando-se emendas por transpasse. Como critério de transpasse poderá ser seguida a orientação da Tabela 2.
Tabela 2 - Transpasse entre barras em função da resistência do concreto
Observação: O