recuperação de areas degradadas
A exploração mineral se faz presente hoje e no nosso passado, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores minerais do mundo. Esse grande potencial resulta na contínua abertura de minas por todo o território nacional. A atividade mineira corresponde a cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), e emprega diretamente cerca de 100 mil pessoas e outras 500 mil estão ligadas indiretamente ao setor. Apesar da prosperidade trazida pela exploração mineral, a atividade também acarreta em consequências negativas para a área onde se encontram.
A atividade tem como seu malefício mais conhecido a degradação ambiental
Além da dependência econômica, a mineração apresenta outro fator negativo, a limitação de suas atividades. Isso quer dizer que uma mina possui um tempo limite para sua exploração. O esgotamento de uma jazida, quase sempre resulta em desemprego e subutilização da infraestrutura implantada. Esses problemas, somados à degradação do meio ambiente, impactam o desenvolvimento da região mineradora.
Esse cenário desolador pode ser evitado ou revertido, desde que a atividade mineradora seja praticada de maneira consciente e planejada. Neste estudo serão analisados alguns casos de iniciativas acertadas, realizadas em outros países e no Brasil.
2 OBJETIVOS
O que e uma mina de ouro?
Uma mina de ouro é um local onde foi descoberto um veio de ouro, geralmente situado em cavernas, grutas e também no interior de minas destinadas à extração de outros minerais e matérias-primas. No Brasil as minas de ouro tiveram grande importância durante o século XVIII, tendo a sua descoberta na região das Minas Gerais levado ao processo de interiorização da colônia brasileira.
3 METODOLOGIA A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e observações em campo, pois estes oferecem meios que auxiliam na definição e resolução dos problemas já conhecidos. A revissão bibliográfica nos dá suporte para avaliarmos melhor a área de estudo. Permite