Recuperacao de metais em efluentes liquidos
Demec - Departamento de Engenharia Mecânica
Matheus Augusto Campos de Souza
Lucas Lopes
Matheus Ladeira
Samuel Felipe da Silva
Recuperação de metais em efluentes líquidos
São João del-Rei, junho de 2014
Introdução
A contaminação de efluentes líquidos por metais pesados é um problema ambiental enfrentado por várias industrias. As restrições legais impostas para o descarte destes efluentes tem se tornado cada vez mais restritivas em relação à concentração de metais pesados. A eletrodeposição é uma técnica eletroquímica que tem sido empregada para recuperar metais pesados dissolvidos em água, e também em efluentes líquidos. Este processo é baseado na deposição eletrolítica destes íons em catodos, sob condições determinadas de potencial e corrente os íons podem ser removidos pela formação do sólido.
EXPERIMENTO 1
Coloque em um béquer de 50 mL cerca de 40 mL da solução de sulfato de cobre 0,05 mol/L. Mergulhe nesta célula eletrolítica os dois eletrodos de grafite conforme mostra a figura, tomando o cuidado para que eles não se toquem. Deixe o sistema ligado are o final dos outros experimentos e discutam sobre a eletrolise da solução de sulfato de cobre.
Quando os eletrodos de grafite foram mergulhados na solução de sulfato de cobre 0.05 mol/L e o carregador ligado a tomada de 220V, observamos que um dos eletrodos sofreu redução e o outro oxidação, caracterizando uma eletrolise.
O sulfato de cobre se dissocia na solução da seguinte forma:CuSO₄(aq) → Cu²⁺(aq) + SO₄²⁻(aq).Os íons de cobre da solução foram se depositando no catodo, onde ocorre a redução de acordo com a seguinte semirreação: Cu²⁺(aq) + 2 e⁻ → Cu(s).
A agua se dissocia na solução da seguinte forma: H₂O(ℓ) → H⁺(aq) + OH⁻(aq).
O anodo sofre oxidação, gerando gás oxigênio de acordo com a seguinte semirreacao:2 OH⁻(aq) → H₂O(ℓ) + ½ O₂(g)+ 2 e⁻.
Reação