Galvanoplastia
2º Semestre Técnico em Química Processos Industriais Inorgânicos Profª :Paula
TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL
GALVANOPLASTIA , BANHO DE NíQUEL
Juan Carlos Vega Astorga
Gisele Evaristo Parra
Jonathan Nascimento Gonzaga
Rodrigo Aquino
Marina Lima
INTRODUÇÃO
Galvanoplastia é um ramo da industria metal-mecânica onde se realiza o tratamento de superfícies metálicas ou plásticas mediante processos químicos ou eletrolíticos ,sendo considerada uma das mais tóxicas entre os mais diversos tipos de indústrias devido à presença de metais pesados.
Os processos na galvanoplastia tem como objetivo proteger uma peça de metal da corrosão ,bem como conferir melhor acabamento estético ou decorativo a mesma.
O termo galvanização nasceu da descoberta do cientista Luigi Galvani (1757-1798) que consiste em aplicar uma camada de zinco a um metal a fim de protegê-lo contra corrosão.
Trata-se de um dos mais antigos processos industriais ,que surgiu com a necessidade de obterem-se características físico-químicas diferentes das dos materiais utilizados para confecção de diferentes tipos de peças e equipamentos .
Os processos de galvanização geram em geral graves problemas de poluição nos ecossistemas aquáticos devido aos seus despejos conterem metais pesados e grande quantidade de materiais dissolvidos e suspensos ocasionando altos valores de cor e turbidez ,respectivamente.
O efeito acumulativo pode causar alterações em orgãos do sistema cardiovascular , lesões no córtex ,na capa granular , perda de cordenação dos movimentos ,entre outros.Tratar os poluentes gerados em indústrias galvânicas é ,portanto indispensável.
DADOS GERAIS
A galvanoplastia é um processo que consiste no depósito de finas camadas de um metal sobre superfícies de corpos metálicos ou não , por meio químicos ou eletroquímicos , a partir de soluções aquosas que contém metais como , o cromo , o níquel , o cobre , o zinco , o cádmio