RECUPERABILIDADE CONTABILIDADE
Como observado, o termo impairmentnão é de origem da língua portuguesa, porém é uma palavra comumente utilizada nos processos de avaliações e Gestão Patrimonial. Esta que tem origem inglesa, tem por definição como sendo a “deterioração”, com tradução mais relevante nos processos de controle patrimonial, entende-se porimpairment, como sendo a “depreciação”, esta relativa principalmente aos ativos do empreendimento.
CPC 01 e o Teste de Impairment
Com a deliberação nº 527/07 da CVM(Comissão de Valores Imobiliários), aprovando o Pronunciamento Técnico CPC 01, e a determinação das etapas consecutivas a serem abordadas afim de especificar os procedimentos durante oteste de impairment, este que verifica e caracteriza abstrações do valor do ativo no registro contábil, perante seu valor real de mercado. A deliberação faz menções pertinentes também, acerca do período mais adequado a se efetuar a execução doteste de recuperabilidade.
Ratificando o Pronunciamento Técnico CPC 01, é interessante definir de forma geral, os principais objetivos abordados pelo mesmo. Este que ratifica o modelo correto para a redução ao valor recuperável de ativos de forma mais adequada, visando também definir metodologias de execução que podem ser entendidas como procedimentos que asseguram, ou visam assegurar de forma correta os