Impairment Test
Impairment Test & Fair value
Impairment Test (teste de recuperabilidade) foi intruduzido na contabilidade brasileira, em 2007, pela lei nº 11.638/07 e regulamentada, pelo pronunciamento técnico CPC 01, que tem por objetivo apresentar de forma prudente o valor real líquido de realização de um ativo.
A essência do teste de recuperabilidade é evitar que um ativo esteja registrado por um valor maior que o recuperável.
Com resultado da aplicação do teste de recuperabilidade, não será mais aceito a existência de qualque ativo, num balanço patrimonial, por valor superior ao que ele é capaz de produzir de caixa líquido para a entidade, pela sua venda ou pela sua utilizaçao. O teste poderá diminuir o valor registrado de um ativo e não aumetá-lo.
Constatada a perda de valo recuperável deve-se reconhecê-la imediatamente no resultado ou como redução da reserva de reavaliaçao.
Uma entidade deverá testa, no mínino anualmente. Esse teste de redução ao valor recuperável poderá ser executado a qualquer momento no período de um ano, dede que seja executado, todoano, no mesmo período.
Quando não é possível determina isoladamente o fluxo de caixa dos bens, estes devem ser agrupados para avaliação de sua recuperabilidade, devendo ser incluídos na unidade gerado de caixa todos os ativos que geram ou são ultilizados para gera o fluxo de entradas de caixa
O valor recuperável de um bem reconhecido como sendo um ativo pode ser o seu valor de mercado, quando houver regular comercialização, ou pode ser ultilizada a sua capacidade de geraçao de caixa, considerando os beneficios financeiros futuros dos ativos conjutamente com os beneficios econômicos.
Essa convergência, embora trabalhosa, irá facilitar o trabalho das companinhas brasileiras e até reduzir os custos no futuro. Isso porque, uma vez harmonizadas as informações contábeis, não haverá mais necessidade de se refazer as demonstrações para o mercados internacionais.