Recrutamento
Não podemos realizar uma seleção de candidatos sem que antes tenhamos identificado quem participará deste processo. Estamos entrando então no que chamamos de Recrutamento.
*Recrutamento:
Movimento de atrair as pessoas para ingressar nas organizações, conforme a necessidade delas. Não basta ter quantidade, a qualidade necessária levará o candidato a uma maior adaptação à organização a que for admitido. Sendo assim o processo de recrutamento exige a análise de alguns pontos-chave, de modo a atender eficazmente ás especificações das organizações e às solicitações das áreas clientes.
A Conjuntura do Recrutamento:
O termo mercado possui três dimensões que devem ser consideradas, por possuírem estreita relação com o ambiente organizacional:
*Espaço: (Área física ou territorial): Implica custo de vida;
*Tempo:(Época): Transformações sociais, amplitude do espaço;
*Oferta e Procura: Oportunidades X Mão de obra qualificada.
Recrutar pessoas num ambiente tão diversificado requer, então que o profissional dessa área tenha em mãos critérios estabelecidos pela organização em que trabalha, bem como possa definir processos seletivos que avaliem da maneira mais apropriada possível os requisitos e as competências técnicas ou comportamentais dos candidatos, em conformidade com as necessidades de seu contexto de trabalho. Pra isso é preciso estabelecer de forma planejada todas suas etapas.
Etapas do processo de Recrutamento:
Quando existe a certeza de uma vaga em aberto, podemos então partir para o recrutamento de candidatos, que deverá ser iniciado pelo perfil do respectivo cargo.
1.Análise e compreensão do perfil do cargo em aberto: Entende-se por Perfil a união dos requisitos e competências indispensáveis definidas para cada cargo. Requisitos são as condições necessárias ao bom desempenho no cargo, geralmente relacionadas no currículo do candidato. A partir da definição dos requisitos, podemos avaliar onde iremos encontrar o candidato que procuramos, ou