Sistemas de gestão ambiental
Os sistemas de gestão ambiental: empresas brasileiras certificadas pela norma ISO 14001
Lucila Maria de Souza Campos, Dra. (PMA/UNIVALI) lucila.campos@terra.com.br
Daiane Aparecida de Melo (PMA/UNIVALI) dai@senai-sc.ind.br
Michele Cristhina Silva (PMA/UNIVALI) mcristhina21@yahoo.com.br
Elaine Ferreira (PMA/UNIVALI) elainefer57@yahoo.com.br
Resumo
A responsabilidade ambiental vem ganhando cada vez mais importância na gestão das organizações e vem se destacando como uma das principais ferramentas da responsabilidade social. Dentro da visão da gestão ambiental, os sistemas de gestão ambiental, também, conhecidos como SGA destacam-se por promover às organizações meios de prevenir a poluição, melhorar continuamente seus aspectos ambientais e atender aos requisitos legais.
Este trabalho tem como objetivo identificar, a partir de dados secundários, o número de empresas certificadas pela norma ISO 14001 no Brasil, explicitando aonde se concentra o maior número de certificações e quais os setores que atualmente mais investem nessa certificação. Os resultados ressaltam a predominância da região Sudeste, mais especificamente do Estado de São Paulo, em certificações pela ISO 14001. Quanto ao setor que mais implementou SGA, o setor automotivo lidera, seguido do setor químico. Hoje a importância de se aderir a um Sistema de Gestão Ambiental deve-se à preocupação com a natureza, mas também como uma fonte de vantagem competitiva diante do cenário atual de exportações e competição acirrada.
Palavras-chave: Sistema de gestão ambiental; Responsabilidade ambiental; ISO 14001
1. Introdução
O cenário mundial de avanços tecnológicos dá grande ênfase aos assuntos relacionados à preservação ambiental. A gestão ambiental se tornou, nas últimas décadas, uma importante ferramenta de modernização e competitividade para as indústrias. Diante deste contexto, um dos maiores desafios da indústria no