Recristalização - Relatorio de quimica
ENGENHARIA AMBIENTAL
PRÁTICA NÚMERO 08: RECRISTALIZAÇÃO
Disciplina: Química Experimental.
Professora: Adriana Canal das Virgens.
PRÁTICA NÚMERO 08: RECRISTALIZAÇÃO
Introdução
O método mais utilizado para a purificação de sólidos orgânicos é a recristalização. Os compostos provenientes de reações químicas geralmente podem estar contaminados com pequenas quantidades de impurezas, que são formadas juntamente com o produto desejado. Também, compostos naturais isolados de organismos vivos (vegetais, fungos, etc.), mesmo que purificados por diversos processos cromatográficos, podem conter alguma impureza. Nesses casos, a purificação final de compostos cristalinos é feita mediante a técnica da recristalização, que se baseia na diferença de solubilidade de composto e das impurezas em dado solvente ou em mistura de solventes.
A seleção de um solvente, ou uma mistura de solventes, é muito importante para o processo de recristalização. Portanto, um solvente ideal para a recristalização deve cumprir os seguintes requisitos: dissolver grande quantidade de soluto em temperatura elevada; dissolver pequena quantidade de soluto quando frio; apresentar volatilidade favorável a posterior separação; dissolver grande quantidade de impurezas quando frio; não sofrer reação química com o solvente; não ser inflamável e ter baixo custo. Os solventes mais utilizados, além da água, são: éter de petróleo, dietileter, clorofórmio, tetra cloreto de carbono, acetato de etila, tolueno, metanol e etanol. Algumas vezes, o mais adequado pode ser uma mistura de solventes.
As impurezas que forem insolúveis no solvente a quente serão removidas durante a primeira filtração. Entretanto, se houver alguma impureza solúvel nesse solvente, esta deverá também ser solúvel a frio, pois será separada dos cristais durante a segunda filtração. Durante a solubilização do material a