Recreação e lazer
Unidade I
UNIDADE I A RECREAÇÃO COMO ÁREA DE CONHECIMENTO NO CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL
1.1 - Dimensão Conceitual da Recreação 1.1.1 - Objetivos e Histórico
1.1.1 - Histórico da Recreação A Recreação teve sua origem na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça ou habitação de uma nova caverna. Essa manifestação da vida humana se transformou em danças primitivas de caráter de adoração, rituais fúnebres, invocação aos deuses, com aspecto recreativo de alegria e vencimento de um obstáculo. As atividades sociais dos adultos representados pelos jogos coletivos de culto religioso foram divulgadas de geração em geração pelas crianças em forma de brincadeira
O movimento de recreação sistematizada iniciou na Alemanha em 1774, com a fundação do Philantropiun por J.B. Basedow, anteriormente professor de uma escola de nobres na Dinamarca, onde ficara impressionado com a concepção de ensino em que as atividades intelectuais ficavam lado a lado com as atividades físicas praticadas na época; equitação, lutas, esgrima e corridas. A concepção Basedowiana de ensino ameno e recreativo previa a preponderância dos jogos para os primeiros anos escolares e a preparação física e mental para as classes maiores.
FATOS MARCANTES:
Simon- colaborador de Basedow e primeiro a agrupar os exercícios de acordo com a faixa etária dos alunos.
Du Tair- introduziu novos exercícios como a natação, patinação, tiro ao alvo, levantamento e transporte de pesos(sacos).
Froebel- Criador dos Jardins de Infância onde crianças brincavam na terra e utilização de materiais variados nos jogos.
Boston(1885), criação dos Jardins de Areia para crianças menores e posteriormente a criação dos Playgrounds que passaram a ser convividos por adultos e crianças com atividades mais variadas.
Em 1906, criação do órgão responsável pela Recreação, o Playground Association of América, hoje mundialmente conhecido por