viveiro florestal
Ana Carolina Félix
BRASÍLIA – DF
2012
Ana Carolina Felix
Comparação dos Parâmetros edáficos de duas áreas de Mata de Galeria, uma em pousio e outra em recuperação através de Sistemas Agroflorestais do Ribeirão Taguatinga, DF.
Projeto de pesquisa apresentadocomo forma de seleção de projetos de iniciação científica do programa institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC –ICESP/Promove
Thiago Vinicius Pereira Leite
Engenheiro Florestal Msc.
Orientador
BRASÍLIA-DF
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O termo cerrado é comumente utilizado para designar um conjunto de ecossistemas que ocorrem no Brasil Central. É o segundo maior bioma brasileiro apresenta uma região biológica extremamente rica e ameaçada em termos mundiais (ROCHA&SILVA,2009) . A ocupação agropastoril, a produção de carvão vegetal e urbanização desordenada estão entre os fatores que desencadeia perdas significativas de áreas do Bioma. (KLINK E MACHADO, 2012; GARCIA et al, 2011)
Dados do “Projeto de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélites” indicam que o cerrado já perdeu 47,84% de sua cobertura vegetal ate 2008. (MMA 2011). Segundo Evaristo (2011), historicamente as taxas de desmatamento têm sido superiores às da Floresta Amazônica, e o esforço de conservação do bioma é muito inferior. Apenas 2,2% da área do Cerrado encontram-se legalmente protegida.
O Bioma Cerrado é caracterizado por diversas fitofisionomias florestais (Matas Ciliares, Matas de Galeria, Mata Seca e Cerradão), dentre estas as Matas de galeria apresentam-se como uma vegetação florestal que acompanha os rios de pequeno porte e córregos do planalto do Brasil Central, formando corredores fechados (galerias) sobre o curso