Recordar , repetir e elaborar
A história da Psicologia, cuja etimologia deriva psique(alma) + logos(conhecimento), durante dois mil anos existiu indiferenciada, pois estava fundida à filosofia até meados do século XIX. Sócrates, Platão e Aristóteles deram o primeiro passo para a investigação da alma humana. No final do século XIX nasce a Psicologia como ciência, fortemente dominada pelo pensamento empírico. Wilhelm Wundt foi o fundador da Psicologia moderna, promovendo inúmeras contribuições como o primeiro laboratório e a revista especializada, proporcionando o início à Psicologia como ciência baseada na experiência. A partir de sua ciência surgiram divergências, apresentando diferentes definições sobre a natureza da Psicologia, sendo estas uma evolução ou reação a versão de Wundt. SCHULTZ, 2013). E foi com a finalidade de conhecer mais sua história que empreendeu-se a presente pesquisa.
O trabalho tem como objetivo abordar a história da psicologia apresentando sua origem, desenvolvimento e objeto de estudo, caracterizando assim suas várias abordagens e como estas possibilitaram descobertas sobre o homem e seu comportamento direcionando-o para uma boa qualidade de vida.
Para atingir os objetivos, foram feitos estudos teóricos para compreensão do fenômeno da psicologia. O estudo inicia-se com o nascimento da origem da psicologia, seus objetivos e variáveis. O estudo foi eminentemente bibliográfico e descritivo.
A exploração das origens da psicologia e o estudo do seu desenvolvimento proporcionaram uma visão clara da natureza da psicologia atual. O conhecimento histórico organiza a desordem e estabelece um significado ao que parece ser um caos, colocando o passado em perspectiva para explicar o presente. Um exemplo, é que alguns psicólogos clínicos tentam compreender os pacientes adultos explorando a infância, examinando as forças e os eventos que provocam no paciente determinado tipo de comportamento ou pensamento, utilizando assim, a