recontrução
RESUMO
Atualmente, o resultado da repercussão na mídia, os atos agressivos entre estudantes ficaram conhecidos e tornaram-se tema de estudos entre educadores, psicólogos e psiquiatras como diferentes formas de violência intencional e repetitiva praticada por crianças e adolescentes no espaço escolar. Enquanto violência, o bullying tem causado sérios danos à vida dos envolvidos, atingindo dimensões cada vez maiores e complexas, tendo visto que o praticante direciona seu ataque a uma pessoa determinada e de forma constante, levando-o a se excluir do meio social onde está inserido, gerando traumas irreparáveis na vida do indivíduo.
PROBLEMÁTICA
Percebemos que as principais causas de manifestações violentas nas escolas ocorrem motivadas por atitudes caracterizadas como bullying e como identificar o bullying na sala de aula.
JUSTIFICATIVA
É a escola e a sala de aula o espaço em que se dá o encontro de “diferenças”, portanto é o lugar ideal para o exercício da tolerância, mas não é isso que ocorre, pois a escola se transformou em palco de uma realidade assustadora que manifesta todos os tipos de agressões verbais e físicas caracterizadas como um fenômeno de violência mundial chamado “bulliyng”. Mas percebemos que nossas ações ainda estavam insuficientes, por isso resolvemos que nosso projeto deveria contemplar esta problemática, percebemos então que para isso é necessário conhecer o “Bulliyng”: sua origem, suas manifestações, suas causas e como prevenir. Alguns questionamentos surgiram: Por que razão as diferenças de cor de pele, idade, preferencia sexual, religião ou até sotaque são motivos de tanto estranhamento e agressão? Por que para muitos, é difícil conviver com o diferente? É do nosso conhecimento que não há receita pronta para resolver este problema, pois cada escola e cada período desta mesma escola têm características peculiares, mas, apesar disso acreditamos que é possível fazer algo que