Recontando a velha historia
Introdução:
A falta de perspectiva histórica da analise teórica sobre o Managemente tem gerado graves problemas de entendimento e análise deste objeto, tanto para a pratica de pesquisa (Üsdiken & Kieser, 2004) quanto para o ensino (Bedeian, 2004). Tendo em conta a literatura historiográfica específica deste tema, o primeiro esboço daquilo que chamamos hoje de Management se delineia como resultado da organização social provocada pela Revolução Industrial (Braverman, 1974; Pollard, 1965). Ou seja, a análise histórica da industrialização aponta aspectos importantes dos primórdios destas práticas, no momento em que seus princípios fundamentais foram forjados. Assim, iniciamos este artigo tratando dos grandes processos que possibilitaram a formação desta instituição para, em seguida, tratarmos do momento específico em que o Management se sistematiza em uma disciplina organizada e independente.
Objetivo do autor:
Minimizar os problemas da ausência da perspectiva histórica no pensamento acadêmico sobre a administração.
Argumentação central:
O desenvolvimento do sistema capitalista de produção
O processo de Industrialização
O movimento doutrinário do management
A engenharia e a constituição do movimento Works management
O papel do taylorismo na institucionalização do management
As condições de propagação do management a partir da grande empresa.
O artigo descreve o crescimento do management.
Trata das evoluções no sistema capitalista, até chegar a Taylor com o seu movimento que teve grandes resultados e visíveis em curto prazo, gerando lucros aos empresários que fez do livro de Taylor uma bíblia
Entender como foi feito:
Revisitando textos seminais de historiadores marxistas e institucionalistas interessados em compreender as bases do processo de industrialização capitalista e a consequente institucionalização do saber e da prática do Management.
Aquilo que ele fez para atingir seus Objetivos:
Primeiramente, é na