Reconstruir Nossos Campos do Sentido
No passar do tempo o homem conseguiu superar inúmeros obstáculos que vieram ao seu encontro. O mundo evoluiu, consigo trouxe inúmeros benefícios e facilidades para a sociedade atual, como a energia, a informática, os meios de comunicação, etc. Com o mesmo trouxe um novo modo de pensar a humanidade. Os conflitos mundiais do último século diminuíram gradativamente dando espaço para o cuidado intrapessoal. As preocupações que nos atingem hoje são: como será meu futuro profissional? Como aprender a lidar com nossas dúvidas? Como se tornar pessoas melhores? Como posso fazer o bem ao próximo?
Uma população que busca conhecimento tende a melhorar o país onde vive, pois a educação é a base de tudo, traz consigo a idealização de um futuro com melhores profissionais em suas respectivas áreas. O conhecimento não se trata apenas de estudo se você não o aplicar dentro de seu cotidiano, ou seja, repassar seus conhecimentos ao próximo e reaver se os mesmos trouxeram frutos a ele. A educação no sentido etimológico de origem na língua latina, é uma ação de criar, nutrir, é cultura, cultivo, instruir e ensinar.
A educação no mundo é um processo de extrema importância para a sobrevivência humana, isto porque a partir dela é que construiremos nosso caráter e lembramos que essa atitude depende apenas de cada um de nós. Nós somos responsáveis por nossos atos, nós somos responsáveis pela nossa sociedade.
As transformações que ocorrem no ser humano, são devidas a cultura do seu povo, os meios sociais a que vivem, as crenças, os conhecimentos empíricos que são passados de geração em geração. A criança se espelham no adulto. Buscamos conhecimento em pessoas que já o tenham.
As condições de fragilidade e de imaturidade são marcas próprias dos indivíduos da espécie humana e as mesmas, por sua vez, permanecem com eles até o fim de seus dias. Por isso, há possibilidade de estar sempre aprendendo algo, pelo fato de serem inacabados incompletos.