Conversor Cuk
São conversores eletrônicos de tensão. Estes circuitos, muito similares a uma fonte chaveada (na verdade fazem parte dela), geralmente realizam a conversão aplicando tensão contínua pulsada em um indutor ou transformador com determinada frequência/período (usualmente na faixa de 100 kHz a 5 MHz) que faz com que o fluxo de corrente gere energia magnética armazenada, que é então aproveitada em uma saída. Ajustando-se o ciclo de trabalho, a tensão na saída pode ser alterada, ou preferencialmente, mantida estável, através de um controle adequado (realimentação), mesmo que ocorram alterações de carga e corrente. Este método de conversão é mais eficiente (geralmente 80% a 95%) do que conversores lineares. Uma desvantagem de conversores chaveados é o ruído eletrônico gerado a altas frequências, que muitas vezes precisam ser filtrados.
As características desejadas por uma chave comutadora devem atender a menor perda de energia possível em seu acionamento. Sendo assim, quando ativada, a queda de tensão deve ser a mínima possível e a condução de corrente deve ser elevada. Já quando desativada, deve bloquear a corrente, evitando qualquer tipo de fuga e deve suportar elevadas tensões.
Em eletrônica de potencia e comum a utilização de semicondutores funcionando como chaves controláveis que determinam o fluxo de corrente. Há diversos tipos dessas chaves que geralmente são de silício.
As principais topologias de conversores estáticos CC para CC são:
Buck
Boost
Buck-boost
Inversoras
Forward
Flyback
Push-pull
Meia ponte
Full bridge
Ćuk
SEPIC
Esta apresentação tem como foco o Conversor do tipo Cuk.
Conversor Cuk
O conversor Ćuk ou regulador Ćuk é um equipamento elétrico que fornece uma tensão de saída que é menor ou maior que a tensão de entrada, mas a polaridade da tensão de saída e oposta à da tensão de entrada. O circuito tem baixas perdas de chaveamento e eficiência elevada. Esse circuito requer um capacitor e um indutor