Reconhecendo a sombra
- Diga não tão frequentemente quanto você diz sim Os consumidores acreditam que seus problemas podem ser resolvidos apenas com o treinamento ou reestruturamento, quando na verdade só adiarão a resolução. Nessas horas, o consultor tem que tomar suas próprias decisões sobre quais projetos aceitar. E se não houver interação entre consumidor e consultor, é inviável dizer sim.
-Permaneça fiel a sua importância Não se pode julgar a qualidade de um trabalho por seu volume de venda ou lucratividade, mas sim pelo seu otimismo e autossuficiência que você deixa para trás.
A importância do consultor é provada quando os clientes “conseguem andar com as próprias pernas”, quando conseguem aprender a partir das atitudes do consultor, uma maneira de levar a empresa/instituição por si só.
- Cresça nos próprios termos O profissional tem que saber crescer por seus métodos, por sua prática profissional, e não pelo tamanho da prática. Há momentos em que a procura por esses serviços podem ser maiores do que o profissional pode, a solução então, é dividir tal demanda com outros profissionais da mesma área.
- Mostre como cadas um tem importância Cliente = tudo. Um projeto não pode começar com a