Resumo do filme: cisne negro
Na linguagem do Eneagrama a protagonista me parece um Tipo 6 fóbico, com muitas características do ponto
4, filha de uma mãe repressora, protetora de Tipo 2, algo muito comum em mães que querem realizar seus sonhos através dos filhos.
Mas o que mais me chamou atenção não foi o Tipo dos personagens, mas a mensagem, o padrão mental que é expresso com maestria pela atriz, o resultado foi a premiação com o Oscar de melhor atriz.
Através de uma interpretação muito pessoal vou tentar passar o que compreendi desse filme.
O grande desafio de acolher a sombra através do outro.
Cisne Branco, a máscara da busca pela perfeição, o medo de errar, a autopunição, o lado reprimido do ser, o controle da raiva escondida e inconsciente, desejos abafados pelos julgamentos de certo e errado, o grito calado, a negação.
Cisne Negro, a sombra, o lado negro ocultado por uma meiguice ímpar, a perversidade, a loucura, o diálogo interno, os desejos mais profundos, os segredos de luxúria, a vontade de expressar tudo que não é permitido pelo Super Ego.
SILVANA NUNES
"COMO DI SSE UM POETA, TRATA-SE
DE CAPTURAR NÃO O PÁSSARO, MAS
SEU VÔO" pelo Super Ego.
A personagem vive uma luta interna, uma dualidade entre aceitar e acolher sua sombra contra toda uma educação baseada na repressão vinda por parte da mãe.
O lado meigo, delicado e doce, contra o medo de parecer uma pessoa ruim, incompatível ao mundo em que vive. No meu entendimento, com exceção do início do filme, todo o resto passa-se na mente de Nina, um padrão mental que reflete todos os demônios internos, todas as cenas foram vividas em sua mente.
Coreógrafo: Instiga, provoca, tenta, seduz, mexe com os desejos mais íntimos de uma mulher reprimida, com o intuito de ajudá-la a se desbravar, a se conhecer, a se aceitar como uma