Reconcavo baiano
Aluno: Beatriz Villas Boas
Série: 7º M/A
Disciplina: Geografia
O Recôncavo baiano é a uma Região geograficamente localizada em torno da Baía de todos os Santos, abrangendo também uma parte da Região Metropolitana de Salvador. O termo recôncavo é proveniente de seu formato côncavo, localizado no interior do estado, e na parte posterior da formação côncava da Baía de todos os Santos, Daí o termo “Re-côncavo”.
Potencial econômico de Camaçari
Camaçari ostenta com orgulho o status de cidade detentora da segunda maior receita de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) da Bahia, ficando atrás somente da capital do estado. O alto percentual de arrecadação de tributo é um indicativo da forte economia local, cujos reflexos positivos incluem geração de novos empregos e aumento da renda per capta. O sucesso das atividades econômicas atesta ainda a qualidade dos serviços oferecidos e justificam a quantidade crescente de produtos escoados. Embora diversificados setores contribuam para o desenvolvimento econômico do município, a contribuição oriunda especificamente do campo industrial merece destaque.
O potencial econômico de Camaçari aumentou significativamente com a implantação do Polo Industrial, em 1978. Desde então, novas empresas não param de chegar. Atualmente, cerca de 90 unidades empreendedoras estão em plena atividade no maior complexo industrial da América Latina. O número de pessoas trabalhando no local chega a 45 mil, sendo 15 mil empregados diretos e 20 mil por meio de prestadoras de serviço terceirizadas. No decorrer dos últimos 33 anos, se desenvolveu a ponto de, hoje, ser responsável por 80% da receita tributária do município e corresponder a 20% de todo o PIB (Produto Interno Bruto)