Recôncavo baiano
O nome faz referencia ao termo da física óptica concavidade, a concavidade da região onde se encontra a baia de todos os santos e a própria baia faz uma nova concavidade, daí vem recôncavo.
A região abrange uma área em volta da baia de todos os santos além de incluir a região metropolitana de salvador .
Alem de Salvador, as pricipais cidades de maior representatividade econômica e historicamente são : Santo Antônio de Jesus,Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, Santo Amaro, Cachoeira, São Félix, Maragojipe e Cruz das Almas.
Os recursos naturais de origem mineral são variados, embora apenas alguns ofereçam possibilidades efetivas de exploração comercial, como o petróleo e o gás natural, recursos de que a Bahia é o segundo produtor nacional. A área de exploração é o Recôncavo baiano, onde perfuram-se poços tanto na terra como no mar. Parte da produção é processada localmente, na refinaria Landulfo Alves.
Outras riquezas do subsolo são objeto de pesquisa e exploração: amianto, barita, berilo, columbita, cristal de rocha, magnesita, mica, chumbo, mármore, cromo, manganês, talco, diamante, titânio, urânio, vanádio e cobre (reserva de Caraíba). A mina de ouro de Morro do Vento, em Jacobina, começou a operar em 1983.
O principal produto agrícola da Bahia é o cacau, cultivado sobretudo para exportação. a mandioca, cultivada nos solos pobres sobre as formações areníticas, assume o caráter de lavoura comercial. A cana-de-açúcar vem em quarto lugar quanto ao valor de produção. Grande lavoura comercial ligada à agroindústria (usinas de açúcar), domina os ricos solos de massapê do Recôncavo.
INDÚSTRIA PETROQUÍMICA - O maior complexo industrial petroquímico integrado da América Latina está em Camaçari RM de Salvador Bahia
INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA: O Complexo Ford Bahia em Camaçari RM de Salvador, em fase de duplicação receberá 2,4 Bi de investimentos, é o maior investimento da multinacional automobilística no Brasil.
INDÚSTRIA DA