recompensando Pessoas
FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas
São Paulo – SP
2013
O processo de Recompensar
Antes de tudo, é importante saber o que significa recompensa. A palavra RECOMPENSA significa uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços de alguém.
Por sua vez o processo de recompensar pessoas compreende 3 formas:
1 - Remuneração
2 - Programas de incentivo
3 - Benefícios e serviços
Os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e motivação dos funcionários da organização, tendo em vista de um lado os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado os objetivos individuais a serem satisfeitos.
Se por um lado a recompensa visa incentivar as contribuições das pessoas aos objetivos e à lucratividade da organização, por outro lado, as recompensas afetam os custos laborais. Por isso, é importante compreender os aspectos básicos do desenho e administração do sistema de recompensas.
Os sistemas de recompensa desenvolvidos pelas organizações são grandes e de variabilidade enorme. Algumas organizações ainda utilizam processos fixos e rígidos, genéricos e padronizados, tradicionais e ultrapassados, enquanto outras lançam mão de processos flexíveis, mais avançados e sofisticados para incentivar e motivar as pessoas que nelas trabalham.
Remuneração
A remuneração total de um funcionário é constituída de 3 componentes, mas a proporção relativa a cada um dos 3 componentes varia de organização para organização, sendo elas:
a) Remuneração básica (salário mensal ou salário hora)
b) Incentivos salariais (bónus, participação nos lucros, etc)
c) Benefícios (seguro de vida, seguro saúde, refeições subsidiadas, etc).
As recompensas organizacionais são classificadas como: FINANCEIRAS DIRETAS - Salários, Prêmios, Comissões FINANCEIRAS INDIRETAS - Dsr, Férias, Gratificações, Gorjetas, Hora Extra, 13º salário, Adicionais NÃO FINANCEIRA - Oportunidade de