Recomenda Es Ao Uso Di Rio
Desde 1982, toda a população brasileira recebe uma quantidade mínima de iodo no sal,[o que não era feito, de forma adequada, no Brasil, até a década de 80], por conta de avanços na legislação. As necessidades de iodo para o ser humano são variáveis:
• Idade.
• Sexo.
• Estado gestacional ou período de lactação.
• Calor e umidade regionais.
• Hábitos individuais de adição de sal ao alimento.
Recomendações por Idade/Estado gestacional/Período de lactação:
Idade/Estado gestacional/Período de lactação Iodo ( µg/dia )
Recém nascidos, crianças pré escolares 90
Crianças
120
Adolescentes
150
Adultos
150 a 200
Gravidez ou lactação 200 a 300
O sal iodado pode não ser uma boa solução para garantir uma ingestão adequada, porque é difícil saber exatamente quanto iodo se ingere e porque deve limitar-se a ingestão de sal por motivos de saúde. Por este motivo, é preferível obter o iodo sob forma de um suplemento ou multivitamínico. Dado que os suplementos de iodo costumam ter 150 µg por tablete, [no caso de suplementos com maior quantidade de iodo, estes deverão ser tomados com maior intervalo, sendo conveniente não ultrapassar os 300 µg de iodo por dia, no total], tomar uma tablete em dias alternados deverá ser suficiente.
Quem consome regularmente algas (várias vezes por semana), obtém provavelmente uma quantidade adequada de iodo. Contudo, a quantidade de iodo nas algas é variável, por exemplo pessoas que consomem bastantes algas pode facilmente ingerir iodo em demasia. Os casos relatados em