Praticas de Microbiologia
O LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA, SEUS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
1. INTRODUÇÃO
As práticas são importantes ferramentas para a construção do conhecimento através do contato teórico-prático. O laboratório é o local onde nós futuros educadores aprendemos a manusear os equipamentos, e é o local onde podemos realizar experimentos, testar teorias, despertando primeiramente o interesse pelo conhecimento científico.
2. JUSTIFICATIVA
Nesta prática a professora Denise Rover procurou junto com os alunos, demonstrar a importância de manusear os equipamentos do laboratório de microbiologia, como fonte essencial do desenvolvimento pedagógico de todos os graduandos da área de Ciências Biológicas.
3. OBJETIVOS
Esta prática teve como objetivo principal, o compreendimento de como manusear de forma adequada os equipamentos do laboratório de microbiologia, pois o manuseio correto tornará a prática mais fácil e prazerosa, podendo assim facilitar o andamento da aula e até mesmo evitar acidentes.
4. METODOLOGIA
Foram apresentados os equipamentos e materiais listados abaixo:
VIDRARIAS
Tubo de cultura (tubos de ensaio) e Tubos de Duhran:
Constituem tubos de vidro sem tampa ou com tampa de plástico rosqueável. Na microbiologia podem ser utilizados para o cultivo de microrganismos em meios de cultura. Seu tamanho pode variar de acordo com o trabalho a ser realizado e tem como vantagem o fato de ocuparem menos espaço (FIGURA 1A). Os tubos de Duhran são tubos menores e utilizados dentro dos tubos de ensaio, na posição invertida para a determinação da quantidade de gás formado por microrganismos que realizam fermentação (FIGURA 1B).
Placas de Petri:
São recipientes redondos, de vidro ou plástico, com tampa rasa. Servem para conter meio de cultura sólido. Sua superfície extensa facilita o isolamento de espécies microbianas distintas (FIGURA 1C).
Pipetas graduadas:
São utilizadas para diluições, inoculações, distribuições de meio, etc. As pipetas para uso com substâncias