Varicella
Jornal de Pediatria
Copyright © 1999 by Sociedade Brasileira de Pediatria
ARTIGO DE REVISÃO
Varicela: aspectos clínicos e prevenção
Varicella: clinical aspects and preventionEduardo S. Carvalho1, Reinaldo Menezes Martins2
Resumo
Objetivo: Apresentar, de forma prática e atualizada, aspectos clínicos da varicela e modos de prevenção, tanto com a vacinação como com precauções de isolamento.
Método: Foram revistos artigos de literatura, com consulta ao MEDLINE e LILACS dos últimos 10 anos, apresentando aspectos recentes, além da transmissão de experiência de trabalho na área.
Resultados: Foram analisados aspectos atuais de clínica e tratamento da doença. A vacina foi estudada quanto à soroconver- são e à segurança. É apresentada a técnica de aplicação da vacina e suas indicações, tanto em crianças saudáveis como em adultos, idosos e pacientes de alto risco. Dentre esses, destacamos os portadores de leucemia, tumores sólidos, síndrome nefrótico, transplantados e portadores de AIDS. É analisada a aplicação da vacina em contatantes, pessoal da área de saúde e em comunidades fechadas. Foram analisadas as precauções econtra-indicações, bem como a produção e tipos de vacinas. A associação e combinação de vacinas, bem como a indicação atual mereceu uma análise à parte. A varicela como infecção hospitalar se reveste de importantes aspectos, devido a sua fácil disseminação. Indicamos as condutas a serem seguidas, tanto para casos internados como para contatantes, de varicela ou zoster.
Conclusões: O conhecimento adequado da clínica, do trata- mento e das condutas preventivas é de vital importância para o pediatra se conduzir frente a um caso de varicela. Com a introdução da vacina de varicela em nosso meio, é importante que o pediatra esteja familiarizado com a sua indicação.
J. pediatr. (Rio J.). 1999; 75 (Supl.1): S126-S134: varicela, vacina, imunossupressão, infecção hospitalar, síndrome de imuno- deficiência adquirida.
Abstract