Reclamação trabalhista
RECLAMATÓRIA TRABALHISTA
em face de Empresa “A”, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº, estabelecida no endereço completo, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
I – MÉRITO
1. DO CONTRATO DE TRABALHO A Reclamante foi admitida no dia 26 de fevereiro de 2004 para exercer a função de vendedora, percebendo salário básico de R$ 500,00, sendo dispensada por justa causa pela Reclamada no dia 10 de junho de 2009.
2. DA REVERSÃO DA JUSTA CAUSA
A Reclamante foi dispensada por justa causa logo após o seu envolvimento numa ocorrência policial de trânsito. (Fatos)
A Reclamante não cometeu falta grave, tendo em vista que o fato ocorrido não pode ser enquadrado na hipótese do artigo 482, “d” da CLT. O envolvimento em uma ocorrência policial de trânsito não configura condenação criminal do empregado. Portanto, resta comprovada a ausência de capitulação legal para a demissão por justa causa da Reclamante. (Fundamento)
Diante do exposto, requer a reversão da demissão por justa causa em demissão sem justa causa, bem como a condenação da Reclamada ao pagamento de todas as verbas rescisórias, quais sejam: aviso prévio, décimo terceiro salário proporcional, férias proporcionais de 5/12 acrescidas do terço constitucional e multa de 40% do FGTS. Ademais, requer a guia para levantamento do FGTS e a guia para percepção do seguro desemprego. (Pedido)
3. DAS COMISSÕES
A Reclamante recebia salário base de R$ 500,00 (quinhentos reais), mais