reciclagem
Reciclar para conservar tem sido uma temática bastante discutida como alternativa de sustentabilidade. Já que os recursos naturais que tem sido utilizado pelo homem de forma muitas vezes como fontes inesgotáveis. Tem diminuído e muitos desaparecidos. È o caso de varias espécies de vegetais.
A preservação e a conservação do meio ambiente com todos os seus recursos naturais são essenciais para a manutenção da vida. O ser humano é parte integrante deste meio e como tal deve saber preservá-lo para não prejudicar toda espécie que vive no planeta inclusive ele mesmo.
A reciclagem dos resíduos sólidos é uma alternativa bastante plausível para diminuir a retirada de recursos naturais da natureza. Já que eles são empregados como matéria prima na produção de vários tipos de materiais e utensílios que são utilizados pelo homem nos mais diferentes setores. E também uma forma de aumentar a vida útil destes materiais.
Assim, surge a educação ambiental como uma ferramenta a mais de promover, incentivar, sensibilizar as pessoas conceitos de ética e sustentabilidade socioambiental.
Trabalhar a reciclagem de resíduos sólidos produzidos no CEJA Antonio Casagrande é uma forma de conscientizar os estudantes a respeito da importância de diminuir a produção de lixo. Já que, a construção de aterros sanitários traz ônus ao ambiente natural e financeiro ao poder público.
Jacobi (2003) declara que é necessário incrementar os meios de informação e o acesso a eles para que diminua o quadro atual de degradação socioambiental. Colocar cestos de lixo para coleta seletiva na escola e trabalhar a temática produção, e destinação dos resíduos sólidos de forma responsável é uma forma de incrementar o processo de escolarização na instituição de ensino. E com isso o educando será sujeito do seu processo de ensino. Percebendo – se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.
Desta forma, promover a educação ambiental através da implantação de