o publico e o privado na gestão publica
Trabalho apresentado à disciplina de O Público e o Privado na Gestão Pública, como forma de obtenção de nota.
Prof.: Ivan Aparecido Ruiz e Osmar Gasparetto
GOIOERÊ
2014
Questionário aula 01:
1) Faça um paralelo entre a dicotomia o público e o privado (esfera pública e esfera privada), apontando o critério utilizado para tanto. Responder fundamentadamente.
R: Há inúmeras diferenças entre a administração e gestão dos bens e dos processos relacionados a iniciativa privada e pública, principalmente quando relacionado ao cuidado dos bens, propriedades, relações de trabalho e emprego. Quanto à administração, a iniciativa privada preza pelo cuidado dos interesses de um grupo específico objetivando o lucro, diferentemente do setor privado que visa o bem público, o bem-estar social, a equanimidade da sociedade.
A sociedade organiza suas relações através das relações públicas e privadas carregando características próprias, dicotômicas e comuns, apresentando definições específicas e ao mesmo tempo inter-relacionadas entre ambas por envolverem o bem comum e o social. O setor público tem prioridade em relação ao setor privado, pois ele preza o cuidado para com o coletivo e para com as relações comuns entre as pessoas. No entanto, o setor privado preza pelos interesses de determinados indivíduos e grupos, não objetivando, na maioria dos casos, o bem da coletividade como objetiva o Estado. Há inúmeras instituições, como organizações não governamentais, associação de classes, comitês, que têm em seus estatutos fins com características sociais e, inclusive, finalidades próprias estatais.
Na esfera pública, a cobrança de impostos é uma atividade operacional imposta pelo Estado, não sendo passível ser realizadas pela esfera privada, como também, diversas taxas de serviços essenciais que, mesmo estando nas mãos da iniciativa privada, necessita da regulação governamental.
Outro ponto em que há diferença