Reciclagem
Os residuos solidos urbanos, mais conhecidos por lixodomestico, são restos consequentes das actividades domésticas e comerciais das localidades.
A sua composiçao é variavel dependendo de varios factores como: situaçao economica, rotinas/habitos de vida de cada um, etc.
Estes residuos podem ser clasificados como: ← Material Organico: restos de comida; fraldas usadas; papel e cartao com gordura; papel de cozinha sujo; etc… ← Papel e Cartao: revistas, jornais, caixas, embalagens, sacos de comida de animais, papeis de impressao usados, etc… ← Vidro: garrafas de vidro, boioes de vidro, frascos, etc. ← Plastico: garrafas de plastico, garrafoes de plastico, sacos de plastico, embalagens, vasos, tampam, etc… ← Metal: latas, caricas, etc… ← Outros: oleos, residuos informaticos, cortiça, roupas, etc…
Existe ainda outro tipo de residuos designados toxicos que necessitam de um “armazenamento especial” para não se correr o risco de contaminação do ambiente e dos seres. Tais como: pilhas, aerosois vazios, restos medicos, baterias, etc…
Cada pessoa por media produz cerca de 1,3Kg de residuos solidos urbanos por dia, ou seja, numa pequena regiao com cerca de 10.000 habitantes é produzido, por dia, 10 toneladas de residuos solidos. Exitem porem duas maneiras desses residuos serem recolhidos: de forma indiferenciada e selectiva.
A forma indiferenciada é aquela em que não ocorre nenhum tipo previo de separaçao de acordo com os diferentes tipos de residuos sendo rotulado de lixo comum. A forma selectiva é aquela em que os residuos são recolhidos já separados segundo os diferentes tipo de residuose o destino para o qual vao ser enviados.
Formas de tratamento e valorização de residuos urbanos
Apos a recolha o lixo pode ser encaminhado para diversas formas de tratamento e valorizaçao de residuos solidos. Que são a compostagem, aterros sanitarios, incineração e reciclagem
• Compostagem: