reciclagem
Engenharia de Controle e Automação - 1 Semestre
Matéria: Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação.
Alunos: Claudio dos Santos Ra: 8094908078 Patricia Aparecida da Silva Ra: 8412131819 Marcos Paulo dos Santos Alves Ra: 8095908102 Rodrigo Ferreira Ra: 8094915577 Claudio Luciano Rodrigues Junior Ra: 8208977888 Willians Lopes da Silva Ra: 8489232439 Sergio Jorge dos Santos Ra: 8073854302
Relatório Tipo de Depósitos
Muito se fala em preservação ambiental, sustentabilidade e responsabilidade social entre outras.
Atualmente, as empresas cada vez mais se preocupam com os resíduos que produzem através do processo produtivo causando impacto ambiental.
Mas onde é jogado este lixo? Como é tratado?
Existe vários tipo de lugares onde pode ser jogado e tratado este lixo, alguns exemplos:
Lixão -> Pior destino, deposita em céu aberto favorecendo a proliferação de insetos transmissores de doenças, poluição do solo e da agua pelo chorume (liquido escuro e de mau cheiro) produzido pela decomposição da matéria prima.
Aterro Sanitário -> Método mais avançado da decomposição de resíduos no solo onde o lixo é colocado em valas forradas com lonas plásticas e compactadas por um trator e coberta com uma camada de terra, mas esses aterros tem um tempo determinado de vida útil, ao fim do qual devem ser desativados.
Reciclagem -> Trata os resíduos sólidos como matéria prima. A vantagem esta na diminuição da quantidade de lixo contribui para a limpeza da cidade, geração de emprego. Apesar de ser melhor método gera resíduo e alguns solventes.
Compostagem -> Essa é a forma de tratar os resíduos orgânicos descartados. O resíduo é decomposto e pode ser misturado a terra. Isso aumenta sua capacidade de reter agua, favorecendo o crescimento das plantas e também diminui o volume de lixo nos aterros aumentando sua vida útil.
Incineração -> Queima os resíduos a uma alta