Reciclagem - pneus
Grande parte das pessoas não faz idéia do que podemos fazer com aquele amontoado de pneus velhos e carecas. Quem diria que dali podem sair quilômetros de asfalto, pisos industriais e até sola de sapato?
Desde 1999 a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) coleta e destina à reciclagem os chamados itens inservíveis, que não podem mais ser utilizados.Já foram retiradas 700 mil toneladas, o que equivale à 139 milhões de pneus de automóveis de passeio.
O pneu sem uso é um grande gerador de entulho, além de ser um bom local para a proliferação dos mosquitos da dengue, um problema que atinge o país, principalmente nesta época do ano.
O poder calorífico do pneu reciclado é semelhante do petróleo e maior do que o do carvão, portanto pode ser ulitizado em larga escala como fonte de energia. Este é o destino de 69% do material recolhido e geralmente é opção à substituição do combustível fóssil em fornos de cimenteiras.
Os pneus reciclados também podem ser usados para fabricar asfalto de melhor qualidade. O asfalto de borracha adquire uma memória elástica que dilata e contrai enquanto os veículos circulam sobre ele, assim se adaptando melhor às variações de temperatura.
Para cobrir um quilômetro de rodovia são necessários 4,6 mil pneus de passeio. Apesar de o preço ser quase 30% maior, o investimento vale pela preservação das estradas e do próprio meio ambiente.
E até nos sapatos os pneus foram parar. A empresa Goóc, do vietnamita Thai Quang Nghia, é uma das pioneiras do segmento no nosso país. Resgatado em alto mar por um navio da Petrobrás em 1979, Thai se refugiou do Vietnã comunista no Brasil e acabou virando um grande empresário no mundo dos negócios ecologicamente corretos.
Outros destinos são os artefatos de borracha (24% do total)
Como montar uma empresa de reciclagem de pneus?
Obtenha informações básicas para montar uma empresa de recilagem de sobras de pneus - Mercado,