Reciclagem - conceito e vantagens
Os materiais reciclados comuns são o papel, metal e o plastico. Essa atividade tem sua importancia na redução de residuos contribuindo com o meio ambiente. É importante diferenciar o termo reciclar e reutilizar. Quando nos referimos a reutilizar é usar um produto mais de uma vez, independente de sua utilização, ja a reciclagem transforma materiais já utilizados em novamente em matéria-prima.
Segundo a Compam – Comercio de Papaeis e Aparatas Ltda (2010) a reciclagem é um conjunto de tecnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que sairam. É o resultado de uma serie de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
Este vocabulario "reciclagem" surgiu na decada de 70, quando as questoes ambientais passaram a ser encarado com maior importancia pelo mundo, ficando bem explicito na crise do petroleo em 1973, onde as empresas passaram a processar materiais ja utilizados para obterem menor custo e maior vantagem estrategica (CAMPO, 2010). Na decada de 1980 em uma nova crise do petroleo, o mundo verificou e concluiu que os recursos naturais fonte de materia-prima eram limitados e cada vez mais escassos.
Vantagens
A reciclagem proporciona expressivos resultados no ambiente, na economia e social. No ambiente através da redução do acumulo de residuos, uso racional dos recursos naturais por meio do re-aproveitamento.
Pelo lado social com maior participação da sociedade, conscientização ambiental, melhorias ambientais e envolvimento das camadas mais pobres da sociedade. No âmbito econômico temos injeção de recursos financeiros, redução de custos produtivos e criação de emprego,