Recensão crítica
Recensão Crítica
Mestrado em Administração Escolar
Docente: Dr. Ricardo Rodrigues
UC - Comunicação em Educação
Kauppi, Teemu; Pörhölä, Maili - School teachers bullied by their students: Teachers’ attributions and how they share their experiences / University of Jyvaskyla, P.O. Box
35, FI-40014 Jyvaskyla, Finland
Segundo os autores estudos recentes mostram um número crescente de professores, em todo o mundo, que são vítimas de bullying provocado por seus alunos.
Em estudos mencionados por Kauppi e Pörhölä em seu artigo, mostram que a experiência de ser submetido a assédio moral no trabalho é conhecida por ter um efeito prejudicial considerável para o bem-estar e a saúde das vítimas, tal como tem um efeito indireto considerável na taxa de intenções de abandono por parte dos professores. Os assédios causados aos docentes pelos alunos podem ser ordem direta e indireta, nas formas verbal, física ou comportamental.
Vários pesquisadores têm utilizado diversos termos para descrever as formas físicas e mentais de abuso e violência sofrida pelos professores por seus alunos, entre elas, assédio, vitimização e bullying são as mais comuns. Em algumas pesquisas essa vitimização foi relacionada a características demográficas, características de gênero, físicas, experiência de trabalho, idade, orientação sexual e religiosa dos professores.
Outros fatores atribuídos na pesquisa foram as características da escola e a posição que o professor ocupa, posição de superioridade em relação ao aluno. O número de estudos acerca do tema proposto, segundo os autores, é muito pequeno e até então, persiste a lacuna quanto à relação entre o possível prestador de apoio social e os professores e a que eles atribuem sua vitimização.
O assédio moral sofrido no ambiente escolar pouco difere dos assédios em outros ambientes de trabalho. Os autores mencionam estudo que define o bullying a partir de três critérios, (1)