Recensão Critica
Recensão crítica realizada por Áureo Pombal
A obra “Não acredite em tudo que pensa”, é um livro por 17 autores especializado em diferentes ramos que vao desde a história, geografia, politca, educação, medicina, sociologia, economia. Dentro destes 17 autores ja referidos destacam-se os coodenadores José Soeiro, Nuno Serra e Miguel Cardina.
José Soeiro (1984) é nascido no Porto, Sociologo, Doutorando na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, enquanto que Nuno Serra (1968) nascido na Guarda, Geografo, Doutorando na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e por fim Miguel Cardina (1978) nascido na Nazaré, Historiador, Investigador No centro de estudos sociais da Universidade de Coimbra.
Relativamente à obra em si, tem como objetivo fulcral desmistificar mitos que vem sendo criados devido à era de austeridade na qual nos encontramos e isso fica logo patente no subtitulo do livro “Mitos do senso comum na era de austeridade”.
O livro é abordado em quatro temáticas que se dividem em: “Estado, crise e economia”, “trabalho, direitos e emprego”, “estado social e amaeças do mercado” e por fim “demografia, participação e sociedade”.
No caso da temática “Estado, Crise e Economia” é usada a argumentação baseada no argumento de que os portugueses são culpados pela que crise e que tem vivido acima das reais capacidades, argumento esse que esbarra em situações inerentes ao sistema economico vigente em que a instablidade e liberalização de mercados e as sucessivas recessões.
Ainda dentro deste tópico é possivel perceber a falácia que nos tens sido passada, esta faz a analogia entre a gerência de uma casa e de um país, o que é uma ideia totalmente errónea visto a partir do momento em que as familias têm apenas a necessidade de gerir os seus membros enquanto que o estado tem gerir as