Recensão Critica – “Monumentos Patreos” – Alexandre Herculano

1074 palavras 5 páginas
Recensão Critica – “Monumentos Patreos” – Alexandre Herculano
Segundo Alexandre Herculano, para alertar as mentalidades era necessário começar por estimular a educação do povo, sensibilizando-o pelo interesse para com os seus monumentos e a sua importância na identificação da sociedade onde se inseriam. Para isto Herculano vai formular vários artigos publicados na revista “O Panorama”. Foram os primeiros textos dedicados exclusivamente aos monumentos nacionais, onde articula, também, os primeiros protestos contra o descuido a que o Estado consagrava nestes mesmos monumentos. É nestes que insere o texto intitulado de “Monumentos Patreos”.
Neste texto, Herculano, vem criticar vários aspectos relacionados com a defesa e a valorização do Património nacional. Sintetiza a noção de monumento como memória e herança de uma nação, testemunho de um passado glorioso, e como tal, tem de ser honrado e defendido. Este texto é um “grito” de alerta, ou mesmo de desespero, para o abandono, a destruição e o desprezo realizados nos monumentos portugueses pelo povo e também pelo Estado.
Num tom sombrio e solene, o autor regista neste texto vários pontos fundamentais para à consagração de monumento histórico, entre eles se destacam, a valorização da arquitectura da Idade Média, contra a supremacia clássica. Estabelece uma equivalência entre a arquitectura gótica e a história de Portugal. Define os monumentos como a constituição de uma nação. E apela á conservação dos edifícios. A forma de encarar os monumentos nacionais, e as ideias da sua conservação, foram evoluindo aos longos dos tempos, até as teorias de hoje.
Alexandre Herculano foi um dos grandes contributos para estas abordagens. Vai definir o monumento com uma obra colectiva, construída com a força e suor de um povo, reflectindo a sua envolvência social, e como tal testemunhos de um momento glorioso do passado testemunhado no presente.
O monumento é um testemunho, um documento, uma prova, de um passado histórico,

Relacionados