blocos economicos
.zona de livre comércio: Como acordo norte americano de livre comércio (nafta), que reúne os três países da América do norte, o objetivo não é muito ambicioso. Busca-se apenas a gradativa liberalização do fluxo de mercadorias e de capitalismo dentro dos limites do bloco.
.uniões aduaneiras:
Está circunscrito à esfera comercial, mas define duas metas: a eliminação das restrições alfandegárias e a fixação de uma Tarifa Externa Comum (TEC). A TEC consiste em um imposto de importação comum cobrado sobre mercadorias provenientes de países externos ao bloco. A Zona ou União Aduaneira além de propor uma livre circulação de capitais, serviços e mercadorias, também propõe a existência de uma TEC. É um exemplo de União Aduaneira o MERCOSUL.
.mercados comuns: O Mercado Comum tem por objetivo assegurar, além de uma Tarifa Externa Comum ao Bloco, uma livre circulação de mercadorias, de capitais, serviços e pessoas, através das fronteiras políticas dos países integrantes. A União Europeia apresenta alguns Estados que estão nesta etapa: Dinamarca, Reino Unido e Suécia. (não aderiram ao Euro)
.uniões econômicas e monetárias:
Consiste na evolução do Mercado Comum acrescido de uma moeda única. Resumidamente, podemos dizer que a UEM consiste no somatório de todas as etapas anteriores. Atualmente somente a União Europeia conseguiu chegar neste estágio, porém, devemos lembrar que somente estão nesta etapa os Estados Europeus que aderiram a Zona do Irou (Atualmente existem 12 membros na zona euro).
Bloco econômico unasul (União das Nações Sul Americanas) Países Fazem parte da Unasul os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela. Panamá e México participam como membros observadores e poderão, futuramente, integrar a comunidade. Continentes
São doze países do continente da América do Sul