Recens o Cr tica
Curso de Licenciatura em Enfermagem
Unidade Curricular: Cuidados Paliativos
Recensão Crítica
O artigo em análise “Palliative Sedation in Patients with Advanced Cancer Followed at Home: A
Prospective Study” trata-se de um estudo realizado em Itália, dirigido pelo grupo The Home
Care-Italy (HOCAI) , tendo como principais objetivos:
1. Avaliar a eficácia do protocolo de sedação paliativa, estabelecido pelo grupo HOCAI.
2. Analisar algum problema encontrado pelas esquipas e o seu nível de satisfação das mesmas e dos familiares/cuidadores dos pacientes em estudo.
Assim, de acordo com a Associação Europeia de Cuidados Paliativos, entende-se por sedação paliativa o uso de medicação sedativa para alivio do sofrimento insuportável nos últimos dias de vida, mais especificamente, o uso de drogas não opióides para controlo de sintomas refractários no momento da morte.
Dado que, a maioria dos pacientes com cancro em estado muito avançado passam a maioria do tempo em casa, especialmente nas ultimas semanas de vida, revela-se de grande importância o estudo em causa, tendo como objectivo desenvolver e retirar algumas conclusões em relação a esta prática.
O estudo foi realizado com base em duas unidades de cuidados paliativos domiciliários de locais diferentes. Uma das unidades localiza-se em L’Aquila, Itália, uma comunidade montanhosa com apenas um hospital com unidade oncológica e serviço de cuidado paliativos ligados a um programa de cuidados domiciliários com os mesmos profissionais de saúde que já seguem o doente no hospital. A outra das unidades situa-se em Turim, Itália, sendo esta uma área metropolitana com varias unidades oncológicas e vários serviços de cuidados paliativos.
Ambas as equipas envolvem uma vertente multidisciplinar a qual pertencem médicos (2 a 3 vezes por semana); enfermeiros (3 a 7 vezes por semana); psicólogo; fisioterapeuta; e assistente social, que se encontram semanalmente, ou mais frequentemente se necessário,