receita
Refletiremos sobre a importância e o papel que a música tem no conjunto de valores constituintes da cultura humana. Sobretudo sobre música e sua presença na vida das crianças da educação infantil, apontando para sua indispensável contribuição à formação de seres humanos sensíveis criativos e reflexivos.
A música como arte e cultura, é uma forma de expressão da humanidade. Através dela podemos trazer a ludicidade ao ambiente educacional e assim tornar o aprendizado prazeroso e estimulante.
Antigamente, música era uma disciplina, hoje não. Ela é apenas uma das linguagens da disciplina chamada artes. A preocupação com ensino de música foi sendo posta de lado por entendermos durante muitos anos que o importante mesmo era saber ler, escrever, somar e diminuir.
Porém ao longo desta pesquisa veremos que a educação vem mudando, e com isso nosso olhar sobre música também. Podemos então sob esse novo olhar incluir verdadeiramente música na educação, proporcionando assim um novo caminho para um melhor aprendizado.
Não estamos sozinhos e nem sem alicerce para essa proposta. Desde os tempos mais antigos a música influencia as crianças. Mozart é um exemplo disso já que, aos cinco anos compunha para orquestras. Se prestarmos bem atenção nisso perceberemos que as crianças tem a mente aberta para inovações, para uma educação mais amplas e não somente para a tradicional que a mais vista e praticada hoje no Brasil.
Temos exemplos de projetos que oferecem músicas para crianças fora das salas de aula como exemplo o Projeto Guri em Sorocaba-SP, que traz a música como forma de integração para crianças autistas e também o Projeto Plural que mostra a música através dos instrumentos.
Palavras-chave: música – educação - aprendizado
ABSTRACT
Reflect on the importance and role that music has on the set of constituent values of human culture. Mainly about music and his presence in the lives of children in early childhood education, pointing to his