Recaatingamento
O que é?
• É um termo novo não encontrado em dicionários. • Criado a partir do Projeto de Recaatingamento pelo IRPAA em 07 comunidades de Fundo de
Pasto dos municípios de Canudos, Uauá,
Curaçá, Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho e
Juazeiro como forma de criar uma identidade entre o bioma caatinga e a ação executada nas comuinidades. Definição
Recaatingamento é o processo de recomposição da caatinga através do plantio de espécies nativas em lugares onde houve a devastação da caatinga através da ação humana.
O que se pretende?
Com o recaatingamento pretende-se a recuperação das características semelhantes às do ecossistema original.
Com o recaatingamento através das espécies nativas da própria região garantem-se a presença de polinizadores naturais e animais dispersores de sementes, indispensáveis para que as espécies implantadas se reproduzam e aconteça de fato o processo de regeneração natural A caatinga se encontra num processo de perda da sua biodiversidade em função da ação antrópica, torna-se de extrema necessidade o replantio de espécies nativas.
O recaatingamento implica numa nova orientação da ação humana, buscando corrigir os danos provocados à caatinga durante muitos anos A recuperação das áreas degradadas da caatinga contribuirá com o bem-estar da sua população, fornecendo frutas nativas, mel e outros produtos, além de manter o estoque de carbono, continuamente renovado pela fotossíntese, contribuindo para a diminuição do gás carbônico(CO2) atmosférico e efeito estufa.
Ações
UPE-Campus Petrolina
Discente: Anna Carina da Silva Santos
Docente: Clarismar Campos
Curso: Ciências Biológicas
Obrigada!!
A caatinga é cheia de vida!