Biologia Castanhão
Professor: Bezerra Neto e Átila Peixoto
Sede: Aldeota
Turno: Manhã
Equipe: Beatriz Monteiro – 1°02 M José Ernane – 1°01 M Letícia Pacheco – 1°02 M Valeska Nayra – 1°02 M
Turno: Manhã
Fortaleza, 03 de junho de 2015
Introdução:
Neste trabalho iremos abordar o bioma que é encontrado em várias regiões do Brasil, como o estado do Ceará, a Caatinga. Indicaremos suas principais características, sua fauna, flora, a sua importância para o sertanejo e na economia. Basearemos-nos nas aulas e aprendizados que adquirimos ao longo da aula de campo, complementando com pesquisas em sítios da internet.
Caatinga, características principais e sua importância.
A Caatinga é um bioma caracterizado por apresentar altas temperaturas, pois é uma vegetação encontrada em regiões de clima semiárido. Apresenta uma flora seca devido a pouca quantidade de precipitações e uma fauna composta principalmente por repteis, roedores e insetos. Vale ressaltar que ela é uma vegetação exclusivamente brasileira.
A Caatinga pode ser encontrada nos estados do nordeste do Brasil e no norte de Minas Gerais. Essa vegetação tem grande importância na economia e nas regiões em que se encontram. Ela possui um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, quando bem explorados, são decisivos para o desenvolvimento das áreas que ela ocupa e do próprio país. A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para a agropecuária e para as indústrias, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos. A Caatinga garante empregos e o sustento de muitas famílias do sertão brasileiro, possibilitando que essas pessoas continuem a ocupar a região central do país e a proteger essa vegetação.
A interferência do homem no equilíbrio ecológico
A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas.