Relatório de Fisica
De
Física
Nome(s): Andressa Ellen Barroso Teixeira Matheus Santiago de Aquino Beatriz Oliveira Silva Campos
R.A(s): 14202120 11403058
Sede: Duque de Caxias
Série: 1º2T
Data: 29/08/2014
Apresentação
Neste trabalho, mostraremos as mudanças que existem em nosso corpo com relação a pressão do lugar aonde estamos, falaremos das diferenças existentes entre a antiga cidade e a nova cidade, quais foram as consequências que o açude Castanhão trouxe a população. Também falaremos a relação da hidrostática com o nosso cotidiano, o que é uma comparação bem existente, pois quando falamos de hidrostática, falamos de flúidos, pelo qual estamos cercados. Faremos comparações também da física com outras ciências da natureza, como biologia.
A Importância da pressão em relação aos efeitos fisiológicos.
Pressão
Em geral, a pressão se define em uma força aplicada em uma determinada área. Trabalharemos com a pressão e com algumas reações que acontecem em nosso corpo enquanto a mudança dela.
Quando estamos na água, por exemplo, sentimos uma pressão em nosso corpo, que é a pressão da água. Ela afeta todos os nossos espaços aéreos, como pulmões, seios faciais e orelha média. São aplicadas técnicas em mergulhadores, pois se não forem aplicadas, a pressão da água, que se torna maior que a do nosso corpo, poderá causar danos que são chamados de barotraumas. O mais comum é o barotrauma da orelha. A orelha média tem um espaço aéreo que a une com a parte de trás da garganta, que se chama tuba auditiva. O mecanismo de equilíbrio do corpo também se encontra na orelha interna. Se ocorrer uma mudança súbita de pressão ou temperatura, o humano pode ficar atordoado e ocorrer o que é chamado de vertigem, um tipo de tontura. Dá-se, pois a pressão fora da orelha externa é maior do que a da orelha média.