Reações
Quando os cientistas precisam determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de análise volumétrica denominada titulação, ou mais especificadamente, titulação ácido-base.
Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.
A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o PH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7. Quando um ácido reage com uma base, água e um sal são formados. É preciso saber equacionar esse tipo de reação para os cálculos usados na titulação, conforme será mostrado mais adiante.
Com a adição de um indicador ácido-base, observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido-base, em virtude da variação do pH.
No entanto, embora o ponto de equivalência indique o térmico da titulação, nem sempre os volumes das soluções que são utilizadas resultam em uma solução final neutra, com pH igual a 7. Nesse experimento utilizamos como indicadores a fenolftaleína e o alaranjado de metila.
MATERIAIS E REAGENTES
Materiais:
- 02 Pipeta volumétrica de 15 mL;
- 01 Pêra de sucção,
- 01 Bureta de 15 ml;
- 02 Erlenmeyer de 250 ml;
- 01 Suporte universal e garras.
Reagentes:
- Solução de Ácido Clorídrico (HCl);
- Solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) 1M;
- Solução de alaranjado de metila 1%;
- Solução de fenolftaleína a 1%.
PROCEDIMENTO:
1) Completar o volume da bureta com a solução de NaOH;
2) Com o auxílio de uma pipeta volumétrica, transferir 25mL de HCl para dois Erlenmeyer;
3) Adicionar 5 gotas de fenolftaleína em um