reações quimicas
Lista de figuras
Introdução
Trabalho realizado para obtenção de nota na disciplina de Química Geral, do curso de Engenharia Elétrica, ministrado pelo professor Ginúbio Braga Ferreira, da Universidade Federal do Ceará, campus sobral.
O presente trabalho traz informações sobre o modelo atômico, mas concretamente referente à evolução da teoria atômica que está organizado em quatro partes. Nele são apresentados os modelos atômicos criados por Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr e suas conclusões.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com alguns anexos.
Modelo atômico de Dalton
Baseado nas leis da conservação de massa e da composição definida, John Dalton criou a teoria atômica. De acordo com Dalton o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e neutra.
Mesmo que parte de sua teoria estivesse incorreta, sendo exemplo à definição que traz o átomo como uma partícula maciça e indivisível, algumas ainda são aceitas até hoje como é o caso da constituição dos elementos químicos que são formados por átomos.
Modelo atômico de Thomson
Através de um experimento conhecido como Tubo De Raios Catódicos que utiliza descargas elétricas de gases com o uso da radioatividade, Joseph Thomson criou o segundo modelo atômico que ficou conhecido pudim de passas.
O modelo proposto por Thomson define o átomo sendo uma esfera positiva com elétrons dispersos no interior da esfera, desta forma derrubou a teoria de Dalton que o átomo era indivisível. Neste modelo a quantidade de cargas negativas e positivas é equivalente tonando o átomo neutro.
Para tentar explicar a emissão de luz e de raios X Thomson modificou seu modelo atômico, ele propôs que os elétrons vibram em movimento circulares.
Modelo atômico Rutherford
O modelo atômico de Rutherford sugere que o átomo tem vazios com um pequeno núcleo positivo com elétrons