Reações Quimicas
1.1 Conhecer variados métodos de separação de misturas e saber quando é possível utilizá-los.
2. Metodologia
2.1 Filtração comum:
Primeiramente pesou-se 0,15g de carbonato de cálcio, transferiu-se para um béquer e adicionou-se 40 ml de água destilada. Agitou-se com o bastão de vidro até a completa dissolução do sólido. Em seguida completou-se com mais 25 ml de água e agitou-se novamente. Colocou-se no funil com o filtro de papel no suporte universal com argola.
2.2 Centrifugação:
Pesou-se 0,15g de Carbonato de cálcio e 0,15g de Hidróxido de bário. Misturou-se os dois reagentes com água e colocou-se no tubo de ensaio e depois na centrífuga.
2.3 Decantação:
Adicionou-se em um béquer 10 ml de água e 10 ml de óleo, depois montou-se no suporte universal com a argola, o balão de decantação. Colocou-se no balão o óleo e água. Após repouso, separou-se a fase mais densa, pela abertura no inferior do funil, abrindo lentamente a torneira.
2.4 Destilação fracionada:
Colocou-se 80 ml de vinho em uma proveta e transferiu-se para um balão de fundo chato no destilador já montado. A entrada de água do condensador foi aberta, e acendeu-se o bico de Bunsen. Observou-se a solução até atingir o ponto de ebulição.
3. Resultados e Discussões
3.1 Ao filtrar o carbonato de cálcio e a água, notou-se que a água passou pelo filtro de papel indo para o béquer e o carbonato de cálcio ficou retido no filtro. (2.1)
3.2 Ao colocar o carbonato de cálcio e o hidróxido de bário com água na centrífuga, notou-se que os sólidos desceram totalmente para parte inferior do tubo de ensaio, separando-se da água. (2.2)
3.3 Ao misturar a água e o óleo, notou-se que as duas soluções se separaram, o óleo ficou na parte superior e a água na parte inferior do balão de decantação, assim abrindo a torneira com cuidado conseguimos escoar somente a água. (2.3)