REAÇÕES QUALITATIVAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE LIPÍDEOS
Estadual
de Londrina
REAÇÕES QUALITATIVAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE LIPÍDEOS
Profa° Maria Inês Rezende
Disciplina: Bioquímica
Londrina 20/11/2009
INTRODUÇÃO
Segundo Campbell, lipídeos são compostos que ocorrem freqüentemente na natureza, encontrados em lugares tão diferentes como a gema de um ovo e o sistema nervoso humano, e são importantes componentes de membranas vegetais , animais e microbianas. A definição de um lipídeo baseia-se na solubilidade. Os lipídeos são pouco solúveis em água, mas extremamente solúveis em solventes orgânicos, como clorofórmio ou a acetona. Gorduras e óleos são lipídeos típicos em termos de solubilidade, mas esse fato não define realmente sua natureza com base em semelhanças estruturais, principalmente uma preponderância de grupos apolares.
Classificados de acordo com sua natureza química, os lipídeos encaixam-se em dois grupos principais. Um grupo, que consiste em compostos de cadeia aberta com grupos de cabeça polar e longas caudas apolares, inclui os ácidos graxos, os triacilgliceróis, os esfingolipídeos, os fosfoacilgliceróis e os glicolipídeos. O segundo principal consiste em compostos de anéis fundidos (cadeias cíclicas), os esteróides.
OBJETIVO
Identificar os lipídeos através de reações qualitativas em seus diferentes grupos, utilizar técnica característica para cada teste.
METODOLOGIA
1) Verificação da acidez em óleo ou gordura rançosa:
Técnica: Tubo 1
Adicionar 2 ml de etanol;
1 gota de NaOH 0,1N;
1 gota de fenolftaleína;
Gota a gota de óleo rançoso até descorar.
Técnica: Tubo 2
Adicionou-se 2 ml de etanol;
1 gota de NaOH 0,1N;
1 gota de fenolftaleína;
Adicionar o mesmo número de gotas utilizadas no tubo 1 de óleo fresco.
2)Saponificação:
Técnica: Em tubo de ensaio grande adicionar:
15 gotas de óleo vegetal fresco;
5 ml de potassa alcoólica (2,5 ml de KOH 40% e 2,5 ml de etanol);
Aquecer o