Paper
VINICIUS P. BEHRENS1
1. INTRODUÇÃO
No presente trabalho o objeto de estudo foi a biodiversidade, tema este que trás consigo vários outros temas dentro de si, sendo eles: desmatamento, reflorestamento, poluição, biopirataria entre outros. O objetivo principal desse pequeno artigo é apresentar um breve resumo de todos esses temas que a biodiversidade abrange e através de pesquisas feitas por especializados assunto, conhecer mais sobre a biodiversidade e tomar conhecimento de como o mundo vêm lidando com um possível sumiço da mesma, que está sendo causando pelo próprio homem.
2. PALAVRAS-CHAVE
Biodiversidade, biopirataria
1. BIODIVERSIDADE
Biodiversidade ou diversidade biológica (grego bios, vida) é a diversidade da natureza viva. Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.
Não se sabe ao certo o número de espécies vegetais e animais presentes em nosso planeta, até agora foram catalogadas cerca de 1,3 milhões de espécies, mas os números são maiores ainda, estudos indicam que 8,7 milhões de espécies habitam a terra juntamente com nós, seres humanos.
O país em que vivemos possui a maior biodiversidade do planeta terra, estima-se que em território nacional estejam abrigadas de 10 a 15% de toda biodiversidade do mundo. A Amazônia é o grande tesouro em quesito biodiversidade no país, são cerca de 5.000 espécies de árvores, 30.000 espécies da flora(cerca de 10% de todas as plantas do planeta).
2. BIOPIRATARIA
A biopirataria é um ato ilegal que consiste na retirada de espécies de seres vivos, material genético e também exploração de sabedoria popular de uma nação para favorecimento