Reações Orgânicas
Existem na natureza milhões de substâncias orgânicas. A quantidade de reações químicas que podem ocorrer com estas substâncias são várias. Algumas são previsíveis.
As mais importantes reações orgânicas são as seguintes:
- reação de adição
- reação de substituição
- reação de eliminação
1. - reação de adição;
Na adição, a junção de duas ou mais moléculas originam unicamente um produto.
Ex:
H3C – CH = CH2 + H2 --> H3C – CH2 – CH3
Neste exemplo temos uma reação de Hidrocarbonetos, onde possui uma Insaturação, que sofre a quebra dessa dupla ligação (onde cada Carbono ficará com uma ligação livre) para a adição do H2 (entrará uma molécula de Hidrogênio para cada molécula de Carbono) formando um novo produto uma reação Saturada.
2. - reação de substituição;
Na substituição, troca-se um ligante por outro.
Ex
H3C – CH2 – Cl + KOH --> H3C – CH2 – OH + KCl
Neste caso temos um Haleto orgânico que é o Cloro ligado ao Etano reagindo com Hidróxido de Potássio (KOH) aonde irão se substituir os ligantes (é como se fosse uma dupla troca na química inorgânica). Você separa o Cl (da estrutura H3C – CH2 – Cl) que é negativo, deixando os carbonos positivos e o OH negativo (da estrutura KOH) onde o K fica positivo. Apenas substituindo a posição, neste caso não houve adição nem eliminação de ligantes no carbono da estrutura inicial.
3. - reação de eliminação;
Na reação de eliminação, um ligante do Carbono é retirado.
Ex:
H3C – CH2 – OH H2ΔSO4 H2C = CH2 + H2O
Se no caso da adição houve a quebra da ligação dupla para adicionar uma nova molécula a estrutura, já na eliminação será o contrário, você irá criar uma ligação dupla retirando dois ligantes, um de cada carbono.
Na adição toda vez que for montar a estrutura da reação, deve ser levado em consideração as moléculas que vão entrar nessa estrutura, por exemplo:
H3C – CH = CH2 + HCl --> H3C – CH – CH3 I Cl
Se tiver um hidro-halogênio, ou seja, um